Matemáticos brasileiros

Lista de matemáticos do Brasil

Lista de matemáticos Brasileiros inclui conhecidos matemáticos do Brasil e também aqueles nascidos em outros países e se tornaram depois brasileiros.

Valdivino Sousa

fotooficial

Valdivino Sousa, trabalha com Engenharia Didática em Matemática, tem três artigos científicos premiados e Criou o método X, Y e Z de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos

É um Matemático brasileiro nascido no Estado da (Bahia em 24 de Dezembro de 1973). Fez seus estudos iniciais em sua cidade natal e depois cursou o ensino Médio técnico (antigo 2º grau) no Colégio Washington na Cidade de São Paulo -SP. Desde que iniciou a estudar o que lhe chamava atenção em sua vida, era à área de Exatas, entre idas e vindas, cursou 04 (quatro) faculdades: Ciências Contábeis, Direito, Licenciatura Plena em Pedagogia e Licenciatura Plena em Matemática.

Desde adolescente já identificava com os números tendo um raciocínio lógico surpreendente na resolução de problemas Matemáticos. Com muita satisfação e realização de seu sonho concluiu a graduação em Matemática. Em seguida cursou pós Graduação em Psicopedagogia, e Pós graduação em Educação Matemática Comparada.

O método que criou ajuda no aprendizado de equação de 1º grau, com o uso de objetos ilustrativos, pois mostram para as pessoas que quando falamos 2x ou 3x podem ser duas maçãs, ou duas laranjas e as figuras ilustram o problema matemático de uma forma agradável e desperta o interesse do aluno querer entender e resolver.
O Método XYZ é uma nova metodologia que consiste determinar uma forma de educação Matemática diferente da que existe. Nela ele mostra a importância de uma aprendizagem significativa de conceitos matemáticos voltados para a vida real. Seu método de ensino comprova que o aluno tem  a capacidade de compreender e resolver um problema matemático de várias maneiras.
Ficheiro:Valdivino Sousa .png
O método tem grande relevância, pois sua pesquisa foi analisar a compreensão das pessoas que sentem dificuldades de entender uma expressão algébrica. Em sua análise ele identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z podem ser substituídos por objetos ilustrativos, já que uma equação do tipo 2x + 4 -2 = 8. O aluno tem dificuldade de entender ao deparar com as formalidades algébricas.
Valdivino Sousa é Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática.
Além da Matemática trabalha também com Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade.

Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Jornalista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem.

Site oficial de Valdivino Sousa
Twitter oficial de Valdivino Sousa
Facebook de Valdivino Sousa
Instagram de Valdivino Sousa

Currículo Lattes

Biografia   Site: www.matematicosousa.com.br

    Outros Matemáticos de destaques:

https://www.google.com.br/search?source=hp&q=matematicos+brasileios&oq=matematicos+brasileios&gs_l=psy-ab.3..0i13k1l4.1392.8577.0.8867.22.22.0.0.0.0.434.2775.0j6j4j1j1.12.0….0…1.1.64.psy-ab..10.12.2770…0j0i131k1.0.mhQ89wKVTRg

Matemáticos Brasil
19 de ago de 2016 – O principal matemático da Antiguidade uniu o mundo abstrato dos números com o mundo real. … montar as tabelas do Campeonato Brasileiro!
Páginas na categoria “Matemáticos do Brasil”. Esta categoria contém as seguintes 77 páginas (de um total de 77). Lista de matemáticos do Brasil. A.

Esta lista de matemáticos do Brasil inclui conhecidos matemáticos do Brasil e também aqueles nascidos em outros países e se tornaram depois brasileiros.

Brasileiro ganha mais importante prêmio de matemática do mundo …

agenciabrasil.ebc.com.br/…/artur-avila-e-o-primeiro-brasileiro-ganhar-medalha-fields
12 de ago de 2014 – O matemático Artur Avila, 35, é o primeiro brasileiro a ganhar a Medalha Fields. Trata-se do prêmio mais importante da área. O anúncio foi …
de AM Brasileiros – ‎Artigos relacionados

Alguns Matemáticos Brasileiros. Marger da Conceição Ventura Viana (Orientadora). Universidade Federal de Ouro Preto -marger@iceb.ufop.br. Monique …

21 de jun de 2011 – Vídeo enviado por BoatematicaTV

Pequeno resumo da história de 10 importantes Matemáticos Brasileiros.

29 de out de 2010 – Impressionado, Cauchy cumprimentou o jovem brasileiro, de quem veio … “Dr. Souzinha”, foi o primeiro matemático brasileiro em sem sentido …

Por que o matemático brasileiro Artur Ávila ganhou a Medalha Fields …

zh.clicrbs.com.br/…/por-que-o-matematico-brasileiro-artur-avila-ganhou-a-medalha-f…
16 de ago de 2014 – Na última terça-feira, o país foi dormir com uma notícia diferente: um brasileiro, o jovem carioca Artur Ávila, havia sido agraciado com um …

10 Matemáticos Brasileiros que Fizeram História – Ponto do …

pontodoconhecimento.blogspot.com › Matemática
Sé, São Paulo – SPDo seu histórico de pesquisaUsar local preciso
 – Saiba mais
Ajuda Enviar feedback Privacidade Termos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Direito à informação e a liberdade de expressão

%d blogueiros gostam disto: