Professor faz sucesso ensinando Matemática nas redes sociais

fotoval

O professor e Matemático Valdivino Sousa faz sucesso ensinando Matemática nas redes sociais, criador do método x y z que facilita aprendizagem de equação com o uso de objetos ilustrativos, o matemático posta problemas nas redes sociais usando frutas e demais objetos, ou seja, no lugar de ser uma incógnita x, ou y ele utiliza um objeto. O resultado tem dado a ele o reconhecimento de um Matemático didático que usa método diferente para ensinar, com uma linguagem e abordagem passo a passo mostrando para as pessoas como chegou o resultado.  “para mim é gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido, e fico contente de saber que as pessoas estão aprendendo matemática por outro modo”, Explica Valdivino Sousa.

Seu método de ensino

Seu método de pesquisa e abordagem é a Engenharia Didática em Educação Matemática, um jeito diferente de aprender matemática. O objetivo é proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com o uso de objetos ilustrativos.

Seu método teve grande repercussão na mídia, pois o tema deste ano na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorreu do dia 23 a 29 de Outubro foi “A Matemática está em tudo”. E o Matemático foi convidado para palestrar no MEC em Brasília falando de seu método de ensino.

Como surgiu a Engenharia Didática?  

A Engenharia Didática emergiu na Didática da Matemática, enfoque da didática francesa, no início dos anos 80. Entre os estudiosos do tema, se destaca a matemática e pesquisadora francesa Michèle Artigue, considerada como uma das responsáveis pelo estabelecimento pelo método e teoria da Engenharia Didática em Educação Matemática.

Sendo assim, a Engenharia Didática é uma forma de trabalho didático comparável ao trabalho de um engenheiro, que realiza um projeto, se apoiando em conhecimentos científicos, ao qual se submete.

Ou seja, a Engenharia Didática é vista como uma metodologia de pesquisa e caracteriza-se em primeiro lugar como experimental, baseada em “realizações didáticas” em sala de aula, na concepção, realização, observação, análise e validação de sessões de ensino.“ Com aplicação da Engenharia Didática em Matemática podemos trabalhar em sala de aula vários temas de Matemática, por exemplo, sendo a equação: 2x + 4 = 8, onde 2x pode representar várias coisas, como duas laranjas, duas maçãs etc. Observamos que na Engenharia Didática em Matemática há concentração diferente, mostrando ao aluno o passo a passo até o resultado”. Disse o Matemático Valdivino Sousa

Nas redes sócias

Nas redes sociais a maioria dos problemas postados envolve equação de primeiro e expressão algébrica, além de outros assuntos de Matemática. “Quando utilizamos objetos ilustrativos podemos trabalhar vários temas, nos problemas envolvem equação, expressão, soma, subtração, multiplicação e divisão”, ressalta Valdivino Sousa.

 Aprendendo equação de 1º grau e expressão algébrica com objetos ilustrativos – Método X Y Z, ou seja, no problema a seguir os alunos vão aprender Equação envolvendo objetos ilustrativos no lugar de algébricas x y e z

 matema

 Vale lembrar que toda letra depois de um número sempre está multiplicando, exceto a letra k. Pois bem, nesse problema com objetos ilustrativos nos mostra como as letras assume os objetos numa visão algébrica.

Então, vamos a resolução:

Na primeira linha temos 2X = 10/2 = 5 cada circulo (Oval ) vale 5
Na segunda linha temos 5 + y +Y = 12 neste caso temos que descobrir o valor de cada quadrado, para isso invertemos a ordem da equação 12 – 5 + (y + y ) =7 /2 = 3,5 então descobrimos que cada quadrado vale 3,5
Quarta linha: 5 x 3,5 – y x 5=5 nessa equação temos que descobrir o valor do triângulo. 5 x 3,5 = 17,5 – 12,5 = 5 /5 = 1 logo a quinta linha é = 1

Em seu blog https://valdivinosousa.blogspot.com.br/ os problemas são publicados com mais ênfase, nas redes sociais como o facebook os problemas são postados e as pessoas tentam resolver dando sua opinião etc, segundo o Matemático Valdivino Sousa “existem muitos erros, pois as pessoas não prestam atenção nos enunciados, ou porque a pessoa não sabe resolver, ou é algo que estudou e já esqueceu, essa iniciativa despertam a curiosidade e interesse de muita gente querer aprender Matemática, independente da idade”.  O facebook do Matemático é: https://www.facebook.com/ValdivinoSousaa  lá você encontra as postagens dos problemas e assuntos de artigos sobre Educação Matemática.

 

 

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações na vida real. Criou o método X Y e Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: www.valdivinosousa.mat.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com     Telefone Celular / Whatsap: 11 – 9.9608-3728

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s