Matemático resolve problema de sistema de equação que muitos não conseguiam chegar num resultado

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O Matemático Valdivino Sousa resolve problema de sistema de equação que muitos não conseguiam chegar num resultado, muitos professores de Matemática se depara com sistema possível e indeterminado de equação e resolve como inequação ou inadequação. Outros alegavam que poderíamos admitir mais de uma solução na equação e por isso, não haveria um denominador comum de solução. Estamos falando de equação do tipo: X +Y =3 ou 2X + 2Y = 6, será que no mundo da Matemática alguém iria achar uma solução concreta, mas de forma didática e fácil de entender? Pois é o Professor Matemático Valdivino Sousa, conseguiu resolver o problema que há muitos anos tirava o sono e dúvida na cabeça das pessoas.

O professor e Matemático Valdivino Sousa faz sucesso ensinando Matemática nas redes sociais, criador do método x y z que facilita aprendizagem de equação com o uso de objetos ilustrativos, o Matemático posta problemas nas redes sociais usando frutas e demais objetos, ou seja, no lugar de ser uma incógnita x, ou y ele utiliza um objeto. O resultado tem dado a ele o reconhecimento de um Matemático didático que usa método diferente para ensinar, com uma linguagem e abordagem passo a passo mostrando para as pessoas como chegou o resultado. “para mim é gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido, e fico contente de saber que as pessoas estão aprendendo matemática por outro modo”, Explica Valdivino Sousa.

O problema a seguir foi postando nas redes sociais e fóruns de Educação Matemática na internet , o que assustou é que ninguém conseguiu resolver, a maioria das respostas era do tipo: Sistema impossível, ou sistema possível, mas com vários resultados.

A seguir o problema resolvido.

Resolução:

Sistemas possível e indeterminado, ou, seja podemos admitir mais de uma solução para este problema.  Mas matematicamente falando podemos resolver com base nas regras matemáticas de equação.

 X + Y = 3  podemos isolar  3=X-Y  sabemos que na regra matemática X vale 1 e Y vale 2 Então x = 1 e Y = 2  e podemos admitir também X=1,5 e Y =1,5 mas numa prova de concurso seria errado uma vez que o candidato não seguiu as regras matemáticas.

Na segunda equação temos: 2X + 2Y = 6.   Sempre que um número está acompanhado de uma letra este número está multiplicando essa letra. Neste caso, 2x+2y=6,

Também devemos seguir as regras de equação isolamos: 2x = 6-2y=4/2 logo X = 2  agora vamos calcular o segundo termo que é 2y= 2  também o valor de y = 2  agora vamos tirar a prova, 2X = 2×2 =4 e com + y =2 = 6

Ressalto que isso é uma das muitas soluções para o problema. O que chamamos de solução possível com resultado concreto.

 Seu método de ensino

Seu método de pesquisa e abordagem é a Engenharia Didática em Educação Matemática, um jeito diferente de aprender matemática. O objetivo é proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com o uso de objetos ilustrativos.

Seu método teve grande repercussão na mídia, pois o tema ano de 2017 na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorreu do dia 23 a 29 de Outubro foi “A Matemática está em tudo”. E o Matemático foi convidado para palestrar no MEC em Brasília falando de seu método de ensino.

Engenharia Didática em Matemática

A Engenharia Didática em Matemática tem enfoque da didática francesa, no início dos anos 80. Entre os estudiosos do tema, se destaca a matemática e pesquisadora francesa Michèle Artigue, considerada como uma das responsáveis pelo estabelecimento pelo método e teoria da Engenharia Didática em Educação Matemática.

Sendo assim, a Engenharia Didática é uma forma de trabalho didático comparável ao trabalho de um engenheiro, que realiza um projeto, se apoiando em conhecimentos científicos, ao qual se submete. Ou seja, a Engenharia Didática é vista como uma metodologia de pesquisa e caracteriza-se em primeiro lugar como experimental, baseada em “realizações didáticas” em sala de aula, na concepção, realização, observação, análise e validação de sessões de ensino. “Com aplicação da Engenharia Didática em Matemática podemos trabalhar em sala de aula vários temas de Matemática, por exemplo, sendo a equação: 2x + 4 = 8, onde 2x pode representar várias coisas, como duas laranjas, duas maçãs etc. Observamos que na Engenharia Didática em Matemática há concentração diferente, mostrando ao aluno o passo a passo até o resultado”. Disse o Matemático Valdivino Sousa

Nas redes sociais

Nas redes sociais a maioria dos problemas postados envolve equação de primeiro e expressão algébrica, além de outros assuntos de Matemática. “Quando utilizamos objetos ilustrativos podemos trabalhar vários temas, nos problemas envolvem equação, expressão, soma, subtração, multiplicação e divisão”, ressalta Valdivino Sousa.

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações na vida real. Criou o método X Y e Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro – Mtb 60.448 Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Legislação, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: www.valdivinosousa.mat.br

E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com  Telefone Celular / Whatsap: 11 – 9.9608-3728

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