Matemático cria método que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com uso de objetos ilustrativos

fotoval

O Professor e Matemático Valdivino Sousa criou o método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com uso de objetos ilustrativos. O objetivo do método é proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da metodologia da engenharia didática, que consiste determinar uma forma de educação Matemática diferente da que existe.

O que é Engenharia Didática em Matemática?

 A Engenharia didática em Matemática é uma forma, ou jeito diferente de aprender matemática. Nela colocamos a importância de uma aprendizagem significativa de conceitos matemáticos voltados para a vida real. Esse novo método de ensino comprova que o aluno tem  a capacidade de compreender entender, ou resolver um problema matemático de várias maneiras. Por isso a Engenharia Didática é encarada como uma metodologia de pesquisa científica e pode ser utilizada de diferentes formas.

A Engenharia Didática teve enfoque da didática francesa, no início dos anos 80. Entre os estudiosos do tema, se destaca a matemática e pesquisadora francesa Michèle Artigue, considerada como uma das responsáveis pelo estabelecimento pelo método e teoria da Engenharia Didática em Educação Matemática.

A Engenharia Didática é uma forma de trabalho didático comparável ao trabalho de um engenheiro, que realiza um projeto, se apoiando em conhecimentos científicos, ao qual se submete.
Assim, a Engenharia Didática, é vista como uma metodologia de pesquisa, e caracteriza-se, em primeiro lugar como experimental, baseada em “realizações didáticas” em sala de aula, ou seja, na concepção, realização, observação, análise e validação de sessões de ensino.

Com aplicação da Engenharia Didática em Matemática podemos trabalhar em sala de aula vários temas de Matemática.

Por exemplo, sendo a equação: 2x + 4 = 8, onde 2x pode representar várias coisas, como duas laranjas, duas maçãs etc.

Observamos que na Engenharia Didática em Matemática há concentração diferente, mostrando ao aluno o passo a passo até o resultado.

O método X, Y Z tem grande relevância, pois o intuito da pesquisa do Matemático Valdivino Sousa foi analisar o comportamento e compreensão das pessoas que têm dificuldades de entender equação de 1º grau e expressão algébrica.

Em sua análise, ele identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z, essas variáveis podem ser substituídas por objetos ilustrativos, pois na equação exemplificativa 2x + 4 – 2 = 8, o aluno tem dificuldade de entender as formalidades algébricas. Com o método de ensino com objetos ilustrativos, utilizando uma Engenharia Didática em Educação Matemática, ele mostrou para os alunos que toda letra na frente de um número está multiplicando, e que numa equação a soma é inversa da subtração e a multiplicação é inversa da divisão.

Por exemplo, na equação: 2x + 4 – 2 = 8  e tendo que resolver a incógnita x, basta inverter os membros ou ordem, aplicando as operações matemáticas.
Então ficará desta forma: 2x = 8 – 4 + 2 => x =  6 / 2; logo o valor de x = 3.
Demonstrando que está correto, e substituindo o x pelo número 3 encontrado, teremos: 2.3 + 4 – 2 = 8.

Para você entender melhor sobre o método.  Vamos resolver um problema Matemático envolvendo equação de primeiro grau com objetos ilustrativos – XYZ

650x0_1509221012_86014755

Primeira linha: 3x = 30 / 3 = 10 então sabemos que o valor de cada cavalo é 10;
Segunda linha: 10 + 2x + 2y = 18 essa equação é aquela conhecida com duas incógnitas, neste caso temos que descobrir o valor de cada unidade do par de ferraduras;
Então precisamos inverter a ordem: 2x + 2y = 18 -10 = 8;
onde 2x = 8 / 2 = 4 e 2y = 8/2 = 4;  logo encontramos que cada par de ferraduras vale 4;
Terceira linha: 4 – 2x = 2  também devemos inverter a ordem. 2x = 2 – 4 = – 2   sabemos que o par de botas vale 2, e a unidade da bota é igual a 1;
Na quarta linha, obedecemos a regra matemática, onde primeiro utilizamos a multiplicação e divisão, para em seguida fazer as operações de adição e subtração;
então teremos 2 x 10 = 20 + 1 = 21. Portanto, o resultado é 21;
Nesses problemas devemos seguir a regra (MDSS) onde primeira resolvermos a Multiplicação segundo a Divisão, terceira a Soma e quarto a Subtração, conhecido como elementos das expressões numéricas.

Veja outros problemas resolvidos: https://valdivinosousa.blogspot.com.br/2017/11/revista-educacao-matematica-metodo-x-y.html

Seu método de pesquisa e ensino

Seu método de pesquisa e ensino é a Engenharia Didática em Educação Matemática – XYZ o objetivo do método é proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da metodologia da engenharia didática, que consiste determinar uma forma de educação Matemática diferente da que existe.

Após criar método ele faz sucesso ensinando Matemática nas redes sociais

O professor e Matemático Valdivino Sousa faz sucesso ensinando Matemática nas redes sociais, desde que criou o método x y z que facilita aprendizagem de equação com o uso de objetos ilustrativos, o Matemático postam problemas nas redes sociais usando frutas e demais objetos, ou seja, no lugar de ser uma incógnita x, ou y ele utiliza um objeto. O resultado tem dado a ele o reconhecimento de um Matemático didático que usa método diferente para ensinar, com uma linguagem e abordagem passo a passo mostrando para as pessoas como chegou o resultado. “para mim é gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido, e fico contente de saber que as pessoas estão aprendendo matemática por outro modo”, Disse Valdivino Sousa.

Nas redes sociais a maioria dos problemas postados envolve equação de primeiro e expressão algébrica, além de outros assuntos de Matemática. “Quando utilizamos objetos ilustrativos podemos trabalhar vários temas, nos problemas envolvem equação, expressão, soma, subtração, multiplicação e divisão”, ressalta Valdivino Sousa.

Em seu blog https://valdivinosousa.blogspot.com.br/ os problemas são publicados com mais ênfase, e nas redes sociais como o facebook os problemas são postados e as pessoas tentam resolver dando sua opinião etc, segundo o Matemático Valdivino Sousa “as pessoas erram porque as vezes não prestam atenção nos enunciados, ou porque a pessoa não sabe resolver, ou é algo que estudou e já esqueceu, assim despertam a curiosidade e interesse de muita gente querer aprender Matemática, independente da idade”. O facebook do Matemático é: https://www.facebook.com/ValdivinoSousaa lá você encontra as postagens dos problemas e assuntos de artigos sobre Educação Matemática.

A paixão pela Matemática e o seu dia a dia

O Professor e Matemático Valdivino Sousa é apaixonado pela Matemática e seu dia a dia é dedicar essa ciência tão importante e presente na vida das pessoas.

O Rádio pela Educação Matemática

Ele apresenta o Programa Educação Matemática pela Rádio Web Educativa,  O Projeto Rádio Web Educativa foi criado como uma estratégia criativa de educação pelo desenvolvimento e aprendizagem numa visão de um jeito de pensar Matemático, sendo assim, promove ações educativas, a partir do programa de rádio “Educação Matemática” produzido e apresentado pelo Professor e Matemático, Valdivino Sousa. O programa é gravado semanalmente e transmitido via áudio no site da rádio: https://educativaradioweb.wordpress.com/  O objetivo é incentivar o interesse pela Matemática, bem como divulgar a Matemática para as escolas, professores, alunos e seus pais.

Editor do Blog Tudo é Matemática

O blog “Tudo é Matemática” pretende de uma forma simples apresentar como a Matemática está presente em tudo, e como ela está inserida em nosso cotidiano.

O objetivo do blog é mostrar para as pessoas, a importância da Matemática em nossa vida, o quanto esta ciência faz parte do dia a dia de todos nós, independente da situação ou momento ela está sempre presente em tudo.

Nós não percebemos, mas quando passamos a vivenciar a matemática diariamente, logo identificamos que ela surge por todos os lados, pegamos o jeito de pensar matemático e identificá-lo ao nosso favor, ou seja, aprendemos a  raciocinarmos melhor.

Pitágoras já dizia séculos atrás que: “Os números governam o mundo” O significado dessa frase é grandioso e abrangente, haja vista que afirma que a Matemática está presente nas mais diversas situações do nosso cotidiano.

Blogueiro, Consultor e Estrategista de Mídias Sociais

Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Legislação, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: www.valdivinosousa.mat.br

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações na vida real. Criou o método X Y e Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.
 Blogueiro – Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Sociais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Legislação, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: www.valdivinosousa.mat.br
E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com  Telefone Celular / Whatsap: 11 – 9.9608-3728

Uma consideração sobre “Matemático cria método que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com uso de objetos ilustrativos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s