Professor de Matemática usa rede social para ensinar de graça

Ele é o Professor Valdivino Sousa. Graduado em Matemática pela Universidade Paulista-UNIP; Pós-Graduado em Matemática Comparada pela ESAB –Escola Aberta do Brasil. Além disso possui graduação em Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia, com mais uma pós graduação em Psicopedagogia. Seu método de ensino é diferenciado, pois ele utiliza o método que ele mesmo criou que se chama XYZ. 

Desde adolescente já identificava com os números com um raciocínio lógico e boa resolução de problemas matemáticos. Dedicado a matemática, decidiu contribuir com quem tem dificuldade em aprender a matéria, e resolveu, através das redes sociais, ajudar outras pessoas. Criou seu Blog, e, no facebook dispõe de um fanpage, que ensina de graça a quem se interessar em aprender mais sobre a importância dessa ciência chamada Matemática.

Criador do método x y z que facilita aprendizagem de equação com o uso de objetos ilustrativos, o matemático posta problemas nas redes sociais usando frutas e demais objetos, ou seja, no lugar de ser uma incógnita x, ou y ele utiliza um objeto. O resultado tem dado a ele o reconhecimento de um Matemático didático que usa método diferente para ensinar. Suas explicações têm uma linguagem e abordagem passo a passo mostrando para as pessoas como chegou o resultado. “para mim é gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido, e fico contente de saber que as pessoas estão aprendendo matemática de um jeito diferente”, Explica  o Matemático Valdivino Sousa.

Seu método de ensino 

Seu método de pesquisa e uma de suas abordagens é a Engenharia Didática em Educação Matemática, um jeito diferente de aprender matemática. O objetivo é proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com o uso de objetos ilustrativos.

Seu método teve grande repercussão na mídia, pois o tema do ano passado de 2017 na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorreu do dia 23 a 29 de Outubro foi “A Matemática está em tudo”. E o Matemático foi convidado para palestrar no MEC em Brasília falando de seu método de ensino.

Como surgiu a Engenharia Didática? 

A Engenharia Didática emergiu na Didática da Matemática, enfoque da didática francesa, no início dos anos 80. Entre os estudiosos do tema, se destaca a matemática e pesquisadora francesa Michèle Artigue, considerada como uma das responsáveis pelo estabelecimento pelo método e teoria da Engenharia Didática em Educação Matemática.

Sendo assim, a Engenharia Didática é uma forma de trabalho didático comparável ao trabalho de um engenheiro, que realiza um projeto, se apoiando em conhecimentos científicos, ao qual se submete.

A Engenharia Didática é vista como uma metodologia de pesquisa e caracteriza-se em primeiro lugar como experimental, baseada em “realizações didáticas em sala de aula, na concepção, realização, observação, análise e validação de sessões de ensino.“ Com aplicação da Engenharia Didática em Matemática podemos trabalhar em sala de aula vários temas de Matemática, por exemplo, sendo a equação: 2x + 4 = 8, onde 2x pode representar várias coisas, como duas laranjas, duas maçãs etc. Observamos que na Engenharia Didática em Matemática há concentração diferente, mostrando ao aluno o passo a passo até o resultado.

Nas redes sócias

Nas redes sociais a maioria dos problemas postados envolve equação de primeiro e expressão algébrica, além de outros assuntos de Matemática. “Quando utilizamos objetos ilustrativos podemos trabalhar vários temas, nos problemas envolvem equação, expressão, soma, subtração, multiplicação e divisão”, ressalta Valdivino Sousa.

Programa de Rádio Educação Matemática 

O Programa de Rádio aborda sobre Educação Matemática, apresentado pelo Professor e Matemático Valdivino Sousa, pela Rádio Web Educativa. É o Rádio Pela Educação Matemática. O projeto ganha força e incentivo e visa à transmissão de programas educativos-culturais, via  internet para o mundo, especificamente na divulgação da Educação Matemática. Você sabia que a Matemática é uma Ciência que está presente em tudo?

O Projeto Rádio Web Educativa  foi criado como uma estratégia criativa de educação pelo desenvolvimento e aprendizagem numa visão de um jeito de pensar Matemático, sendo assim, promove ações educativas, a partir do programa de rádio “Educação Matemática” produzido, e apresentado pelo Professor, Matemático Pedagogo e Escritor, Valdivino Sousa. O programa é gravado semanalmente e transmitido via áudio aqui no site da rádio. O objetivo é incentivar o interesse pela Matemática, bem como divulgar essa ciência tão importante para as escolas, professores, alunos e seus pais.

 

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Possui mais de 20 anos de experiência na área Contábil, desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária.  Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.

Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem.

 Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática.

Contatos:  E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com

Telefone Celular / Whatsap: 11 – 9.9608-3728

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s