25 de abril comemora o dia do Contador – uma profissão ameaçada ser extinta até em 2025

25 de abril comemora o dia do Contador – uma profissão ameaçada ser extinta até em 2025.  Dia 25 de Abril podemos dar os parabéns pelo seu dia? Uma das profissões que devem sumir do mapa em 2025 é a de Contador

Os avanços da tecnologia empurram o mercado de trabalho para mudanças cada vez mais drásticas e transformadoras.

De acordo com uma análise feita pela consultoria Ernst & Young, com base em diversos estudos, reportagem da VEJA, e GLOBO até 2025 umas das profissões a ser substituídas por tecnologia inteligente é a figura do Contador. Em nove anos, há previsão da possível extinção de várias profissões.

Dia do Contabilista – Alguém comemora essa data?  

Resultado de imagem para contador desanimado

Para viés de curiosidade fizemos um resumo de como surgiu esta data e por que existem duas comemorações diferentes no Brasil, dia do Contabilista e do Contador.

Em 1926 no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem dos profissionais contábeis, o senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, com o seguinte discurso:

“Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro”.

No entanto, a data comemorativa só foi realmente instituída por lei em 1979.

Em 2012 o Conselho Federal determinou que devido à modernização desta profissão, a palavra “contabilista” deveria ser substituída por “profissional da contabilidade”.

Por essa razão, no dia 25 de abril comemora-se atualmente o Dia do Profissional da Contabilidade, ou seja, todos que exercem atividades nessa área no país.

E o dia do Contador de onde surgiu?

O dia do Contador é comemorado em 22 de Setembro e sua historia é diferente…

Este dia foi escolhido, por ter sido criado, nesta mesma data, em 1945, o Curso de Ciências Contábeis. Nesta época havia dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior.

Em um documento assinado por Vargas foi determinado à criação do curso com duração de quatro anos e com o regime anual da época.

Os profissionais desta área são tão importantes para o país que possuem duas datas para comemorar!

E você já sabia disso?

Parabéns contabilista pelo seu dia, mesmo que você saiba que aos poucos está sendo engolido pela tecnologia inteligente, a chamada tecnologia artificial.

 

Fonte: Aconsultoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s