82% dos lojistas virtuais já foram impactados pela greve dos caminhoneiros, diz pesquisa

A greve dos caminhoneiros, iniciada no último dia (21), já afeta as vendas no comércio eletrônico brasileiro. De acordo com pesquisa realizada nesta segunda-feira (28) pela plataforma de e-commerce Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), que entrevistou 448 lojistas virtuais por todo Brasil, 82,1% dos lojistas virtuais já foram impactados negativamente pela greve e 71,9% afirmam que as paralisações estão afetando diretamente a entrega dos produtos para os consumidores finais – gerando atrasos na entrega.

Ainda segundo a pesquisa, a entrega de produtos por fornecedores também é algo que está prejudicando as vendas online. Cerca de 53% dos lojistas entrevistados já notaram atrasos e 83% registraram queda nas vendas.  “O Brasil passa por um momento delicado e vários setores estão sendo impactados. O lojista precisa estar preparado para informar seu cliente sobre a demora, oferecer novos prazos, além de preparar o atendimento para possíveis perguntas e reclamações.  Uma boa dica é usar as redes sociais para se comunicar com seus consumidores, investir em novas formas de envio ou parcerias, além de oferecer um cupom de desconto para uma próxima compra, por exemplo, mas sem prejudicar o bem-estar financeiro da loja”, explica Alfredo Soares – Head da plataforma com mais de 600 mil lojas virtuais criadas.

A pesquisa mostrou ainda que 23,8% dos lojistas já tiveram cancelamento de seus pedidos e que os estados que mais foram afetados pela greve até o momento, foram: São Paulo (48,1%), seguido por Paraná (10,8%) e Minas Gerais (9,7%).

Atrasos fazem Ebit reduzir previsão de crescimento

A Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, reduziu em 7,4 pontos percentuais – de 20,7% para 13,3% a expectativa de crescimento para o setor no mês de maio. A expectativa inicial era de um faturamento de R$4,58 bilhões, que foi reduzida R$4,30 bilhões uma perda estimada de R$280 milhões.

Já a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), afirmou que a paralisação afeta o trânsito de diversas transportadoras e que há produtos parados em diferentes localidades do País em função da paralisação dos caminhoneiros. O Conselho de Comércio Eletrônico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que representa 85% do PIB do setor nacional, estima que cerca de 50 mil varejistas formais do e-commerce foram prejudicados diretamente, o que atingiu mais de 50 milhões de consumidores no Brasil.

Fonte: Ecomerce News

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