Exame de suficiência pode ser extinto para Bacharel em Ciências Contábeis

Resultado de imagem para exame de suficiencia

Exame de suficiência pode ser extinto para Bacharel em Ciências Contábeis para àqueles que são Técnicos em Contabilidade atuante, ou seja, que possui Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou, no 30 de Julho, o resultado do Exame de Suficiência, voltado para bacharéis em contabilidade que pretendem obter o registro na categoria. Com aproximadamente 49 mil inscritos e 43.864 presentes, o primeiro exame de 2018 teve índice de aprovação de 30,16%. O resultado, publicado no Diário Oficial da União publicado na Seção 3, páginas 128 a 156.

Um equívoco!  dizer que “O principal objetivo do Exame é oferecer à sociedade profissionais mais gabaritados para exercer suas funções a partir de um nivelamento de conhecimento técnico”, explica o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio de Almeida. Não é verdade, pois a prova não tem nada haver com o mercado de trabalho, então o CFC e CRCs estão perdidos contradizem ao dizer e divulgar a chamada gestão contábil, contabilidade na era digital, ou seja, na prática o Contador utilizam tecnologias, órgãos interligados: Receita Federal, Estado e Município ambos interligados ao abrir uma empresa, ou fazer a contabilidade da mesma. Então, por que a prova é baseada em teoria? não abordando nada na prática do dia a dia?

70% de reprovação de quem é a culpa? 

Uma prova sem nexo e sem pé sem cabeça, uma vez que quem avalia o candidato é o mercado de trabalho e não uma prova má elaborada com questões de concursos públicos, no dia a dia o que o atuante em contabilidade encontra é outra história, a chamada contabilidade digital algo que não tem nada haver com a prova do exame de suficiência.

Técnicos em Contabilidade atuante que possui Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis se recusa a fazer o exame de Suficiência, para mudança de categoria. Nas redes sociais e fóruns de debate eles alegam é que o CFC – Conselho Federal de Contabilidade deveria já ter se manifestado sobre o assunto. Um levantamento feito constatou que estes profissionais com categoria de técnico já estão estabilizados no mercado, e cursaram o Bacharel para aprimorar os conhecimentos. E já que muitos na época tiveram que prestar o exame para poder atuar como técnicos ambos se acham uma injustiça a submeter novo exame.

Nesse ponto eles e demais especialistas consultado têm o mesmo entendimento, explicam que uma vez a categoria de técnico extinta, cabe agora os CRCs e CFC aceitarem aos atuantes no mercado, e os que têm Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis basta mudar de categoria.

 Para os Técnicos em Contabilidade com registro ativo e atuante na área contábil ao se Formar em Bacharel em Ciências Contábeis isenta-se de fazer o exame, apenas solicitar a inscrição mudando de técnico para contador.

Tendo em vista que o curso de técnico e exame foi extinto, e os técnicos inscritos no CRC são chamados de Contador,  nessa questão levantamos um debate num fórum na internet com os técnicos atuante,que tem o DIPLOMA de BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, e se recusa a fazer o Exame de Suficiência, pois no entender de ambos o CFC já era para ter manifestado por meio de resolução, permitindo estes técnicos a mudar de categoria de Técnico para Contador. Essa mudança só pode ocorrer com aqueles que se formaram em Ciências Contábeis e possui Diploma reconhecido pelo MEC, e que seja inscrito no CRC ativo como técnico.

Consultando os demais órgãos de classe, não existem mais duas categorias, como existe nos CRCs / CFC Técnico e Contador, ademais para outros profissionais não existe nem exame, é o caso de: ADMINISTRADOR, ENGENHEIROS, MÉDICOS, ARQUITETOS, ECONOMISTAS, QUÍMICOS, Entre outras profissões.

O MERCADO E OS CLIENTES

Os clientes e mercado não qualificam entre “Técnico e Contador”, ou seja, todos são chamados de CONTADOR, pois a sociedade e mídia em geral sabe que não existe mais TÉCNICO nessa linha de raciocínio porque o CFC não se manifesta?  já que os técnicos atuantes no mercado são atualizados e os atuantes são chamados de CONTADOR, além disso domina a linguagem contábil. Porque o CFC não permite a inscrição destes profissionais que possui Diploma de Bacharel à mudar de categoria para Contador?

Fica aqui a sugestão de milhares de técnicos que tem seu DIPLOMA DE BACHAREL em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, mas que recusa a fazer o exame.

 

Leia também

Técnicos em Contabilidade que possui Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis se recusa a fazer o exame de Suficiência

 

MPF quer fim de exigência em exame de suficiência para contadores

Fontes consultadas: CFC

Consulplan

5 comentários em “Exame de suficiência pode ser extinto para Bacharel em Ciências Contábeis”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s