A matemática deve ser ensinada com criatividade

valdivinosousavalA matemática deve ser ensinada com criatividade, explica o Matemático e Professor Valdivino Sousa, criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.

Quem não conhece um amigo que diz: “Não tenho dom para a matemática” Quem nunca ouviu o discurso de que a matemática é difícil, sofrida ou algo para poucos que já nasceram com esse talento? De certa forma, avaliações nacionais e internacionais parecem reforçar essa crença.

Maioria no ensino médio não aprende o básico de português e matemática. Resultados são “preocupantes”, avaliam Inep e Ministério da Educação.

Cerca de 70% dos estudantes que concluíram o ensino médio no país apresentaram resultados considerados insuficientes em matemática. A mesma porcentagem não aprendeu nem mesmo o considerado básico em português. Os dados são do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), apresentados no dia 30 de Agosto deste ano, pelo Ministério da Educação (MEC).

“No ensino fundamental os alunos não aprendem o básico em Matemática, e quando chega no ensino médio eles não sabem quase nada, nem tabuada aprende que é de suma importância, pois o aluno não consegue resolver uma operação matemática se não sabe tabuada”, explica Valdivino Sousa.

Em português, os estudantes alcançaram, em média, 268 pontos, o que coloca o país no nível 2, em uma escala que vai de 0 a 8. Até o nível 3, o aprendizado é considerado insuficiente pelo MEC. A partir do nível 4, o aprendizado é considerado básico e, do nível 7, adequado. Na prática, isso significa que os brasileiros deixam a escola provavelmente sem conseguir reconhecer o tema de uma crônica ou identificar a informação principal em uma reportagem.

Em matemática, os estudantes alcançaram, em média, 270 pontos, o que coloca o país no nível 2, de uma escala que vai de 0 a 10, e segue a mesma classificação em língua portuguesa. A maior parte dos estudantes do país não é capaz, por exemplo, de resolver problemas utilizando soma, subtração, multiplicação e divisão.

O desafio de aprendizagem em matemática não é apenas brasileiro. Outros países, entre eles os Estados Unidos, enfrentam esse problema. Então, como reverter o quadro? Pesquisadores ao redor do mundo têm sido categóricos em afirmar: todos podem aprender matemática em níveis complexos e avançados.

 Esse foi o recado dado pela pesquisadora Jo Boaler, da Universidade Stanford (EUA), no Seminário Mentalidades Matemáticas, realizado recentemente em São Paulo.

“Qualquer pessoa podem aprender matemática em níveis complexos e avançados, mas é preciso uma mudança drástica na forma de ensino da disciplina e também na relação que professores e alunos têm com ela”, Disse Valdivino Sousa.

Desigualdades

Na média, 43 pontos separam os estudantes que pertencem ao grupo dos 20% com o mais alto nível socioeconômico dos 20% do nível mais baixo, em português, no país. A diferença, coloca os mais ricos no nível 3 de aprendizagem, enquanto os mais pobres ficam no nível 2. Embora mais alto, o nível 3 ainda é considerado insuficiente pelo MEC. Em matemática, a diferença entre os dois grupos é ainda maior, de 52 pontos. Enquanto os mais pobres estão no nível 2, os mais ricos estão no nível 4, considerado básico.

Entre os entes federados, o Distrito Federal registra a maior diferença entre os dois grupos, tanto em português quanto em matemática. Os alunos com mais alto nível socioeconômico obtiveram, em média, 329 pontos em português, ficando no nível 5 de aprendizagem, considerado básico. Já os de nível socioeconômico mais baixo ficaram com 255 pontos, no nível 2, uma diferença de 74 pontos Em matemática, a diferença foi maior, de 101 pontos. Os mais pobres estão no nível 2 e os mais ricos, no nível 6.

“Diferentemente de como a maioria de nós estudou, aprender matemática não se limita a decorar fórmulas e dar respostas certas ou erradas para os resultados das equações. Ao contrário de nossas crenças sobre a rigidez da disciplina, buscar inovar e Matemática de maneira criativa é o caminho para quebrar este tabu que se encontra”. Diz o Matemático Valdivino Sousa.

Os resultados também mostram desigualdades regionais. A maioria dos estados das regiões Norte e Nordeste, além do Mato Grosso, tiveram, em média, pontuações inferiores à média nacional em matemática e português. A exceção é Pernambuco, que, ficou acima da média, juntando-se aos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste que ficaram ou na média ou acima da média de desempenho nacional. Rondônia ficou acima da média nacional apenas em matemática.

Seis estados pioraram os resultados de 2015 para 2017 tanto em português quanto em matemática: Amazonas; Amapá; Bahia; Mato Grosso do Sul; Pará; e Roraima. Além desses estados, o Rio Grande do Norte piorou o resultado apenas em matemática e Distrito Federal, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo pioraram apenas em língua portuguesa.

Ministério da Educação

Na avaliação do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, os resultados de aprendizagem dos estudantes brasileiros “são absolutamente preocupantes”.

No ensino médio, o país encontra-se praticamente estagnado desde 2009. “A baixa qualidade, em média, do Ensino Médio brasileiro prejudica a formação dos estudantes para o mundo do trabalho e, consequentemente, atrasa o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, diz a pasta.

Os resultados são do Saeb, aplicado em 2017 aos estudantes do último ano do ensino médio. Pela primeira vez a avaliação foi oferecida a todos os estudantes das escolas públicas e não apenas a um grupo de escolas, como era feito até então. Cerca de 70% dos estudantes participaram das provas. Nas escolas particulares, a avaliação seguiu sendo feita de forma amostral. Aquelas que desejassem também podiam se voluntariar, mas os resultados não foram incluídos nas divulgações.

 

Valdivino Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Acesse o site: www.matematicosousa.com.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728

 

MAIS NOTÍCIAS

Mais da metade dos alunos não aprende quase nada de português e …

access_time 30 ago 2018, 14h11 – Publicado em 30 ago 2018, 14h10 … a maior parte dos jovens não sabe identificar a informação principal de uma reportagem … O desempenho de Português e Matemática é usado para compor o Índice de … Ou o aluno abandona a escola ou fica e não aprende nada”, diz o ministro da …

Maioria dos estudantes não aprende português e matemática nas …


30 de ago de 2018 – Maioria dos estudantes não aprende português e matemática nas escolas … 13:38 – 30/08/2018 Nem 10% dos alunos de escolas privadas têm …

Maioria no ensino médio não aprende o básico de português e …


agenciabrasil.ebc.com.br/…/2018…/maioria-no-ensino-medio-tem-dificuldades-em-m…
A mesma porcentagem não aprendeu nem mesmo o considerado básico em português. … Maioria no ensino médio não aprende o básico de português e matemática … Publicado em 30/08/2018 – 11:06 … Os alunos com mais alto nível socioeconômico obtiveram, em média, 329 pontos em português, ficando no nível 5 de …

7 de cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente em …


30 de ago de 2018 – Em matemática, 71,67% dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado. … em português – a maioria dos estudantes brasileiros não consegue localizar informações …. Há 12 horas Eleição em Números Eleições 2018.

Alunos do ensino médio não atingem o básico de aprendizagem …


https://ultimosegundo.ig.com.br › Último Segundo › Educação
70% dos alunos saem do ensino médio sem saber o básico de português e matemática. Por iG São Paulo * | 30/08/2018 15:40. Tamanho do texto. -; + … Leia também: Mais de 60% das vagas do ProUni ainda não foram preenchidas …

Só 9 estados crescem em português e matemática no ensino médio …


30 de ago de 2018 – Só 9 estados crescem em português e matemática no ensino médio … 30.ago.2018 às 11h00 Atualizado: 30.ago.2018 às 13h27 … Ao fim do ensino médio, a maioria dos alunos não seriam capazes de, por … são importantes para diminuição das desigualdades e saber onde a gente quer chegar”. disse.

Sete em cada dez alunos deixam o ensino básico sem saber …


31 de ago de 2018 – A maior parte dos jovens não sabe identificar a informação principal … Tanto em matemática quanto em português, mais de 70% dos alunos …

Base do ensino médio terá apenas disciplinas de Língua Portuguesa …


27 de fev de 2018 – 27/02/2018 – 08:01 … O documento, que será concluído até o fim de março, também não vai abordar a … O restante tem de ser destinado a disciplinas comuns a todos os alunos. … A reportagem teve acesso a parte da apresentação, que mostra Português e Matemática como únicos … Quer saber como?

70% dos alunos do Ensino Médio no RS têm aprendizado insuficiente …


30 de ago de 2018 – 30/08/2018 – 07h00min Atualizada em 30/08/2018 – 14h05min … E uma avaliação insuficiente significa dizer que, se os alunos não tiverem um … As provas de português e matemática foram aplicadas para 5,4 milhões de …

Todos Pela Educação – Perguntas e Respostas: Você sabe o que é a …


19 de mar de 2018 – Em 2018, exame que avalia alunos do Ensino Fundamental mudou de nome … A prova de português tem foco em leitura e a de matemática aborda a … Elas não substituem as provas e testes aplicados pelos professores.

 

 

Uma consideração sobre “A matemática deve ser ensinada com criatividade”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s