Presidente do CNE defende currículo como fio condutor de políticas

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps durante evento Educação 360 – Adriana Lorete / Agência O Globo

Educação 360: presidente do CNE defende currículo como fio condutor de políticas

Eduardo Deschamps participou do debate “Unesco convida: currículo de qualidade – Educação para o desenvolvimento equitativo e sustentável”

RIO — O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps, defendeu que o currículo deve ser utilizado como referência para política de formação de professores, avaliação, material didático e contrato docente. A afirmação foi feita no debate “Unesco convida: currículo de qualidade – Educação para o desenvolvimento equitativo e sustentável”, no Educação 360.

O evento é promovido pelos jornais O GLOBO e Extra com patrocínio de Sesi, Fundação Telefônica, Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco e Colégio pH, apoio de Fundação Cesgranrio, e apoio institucional de TV Globo, Canal Futura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Unesco, Unicef e Todos pela Educação

— O currículo não resolve todos os problemas, mas é o fio condutor para pensar uma série de aspectos da Educação — afirma Deschamps.

A mesa ainda contou com o consultor do Instituto de Educação da Unesco na Argentina Hugo Labate, que apresentou uma pesquisa mostrando as similaridades entre os currículos do Brasil, Quênia, Peru, Camboja e Finlândia; a diretora executiva da Fundacion Educacion 2020 Alejandra Arratia, que contou a experiência da construção desse documento no Chile; Alexandre Schneider, secretário municipal de Educação de São Paulo, que está construindo um novo currículo para a cidade; e Paolo Fontani, especialista sênior em educação da Unesco, que fornece recomendações e orientações sobre como implementar mudanças curriculares.

— A Unesco define currículo como um roteiro para alcançar objetivos socialmente acordados que devem se adaptar para os novos desafios da educação, atender as necessidades individuais e ensinar princípios de valores e normas — afirma Paolo, que aponta questões fundamentais para a elaboração dos documentos: — Deve ser feito com base em criatividade, colaboração, ética, solução de problemas e atitudes positivas.

 

Educação 360: presidente do CNE defende currículo como fio …

2 horas atrás – Educação 360: presidente do CNE defende currículo como fio condutor de políticas. Eduardo Deschamps participou do debate “Unesco …

Com base em banco de DNA, dois ministros do STF votam para …

 

2 horas atrás – Votação foi suspensa após pedido de vista do ministro Alexandre de … presidente do CNE defende currículo como fio condutor de políticas …

Educação 360: ‘Temos que acabar com as comemorações que …

 

2 horas atrás – Professor Daniel Munduruku defendeu o fim da celebração do Dia do Índio e o … Educação 360: presidente do CNE defende currículo como fio. … da Cidade do Rio de Janeiro, Unesco, Unicef e Todos pela Educação. …. Anuncie conosco · Trabalhe conosco · Política de privacidade · Termos de uso.

‘Formar um geração que pensa é muito perigoso’, dizem alunos …

 

https://oglobo.globo.com › Sociedade › Educação › Educação 360
1 hora atrás – Educação 360: presidente do CNE defende currículo como fio. … RIO – Desde 2015, o Brasil vivenciou pelo menos dois movimentos … 360, no Museu de Arte do Rio (MAR), um grupo de alunos defendeu que é preciso …. Anuncie conosco · Trabalhe conosco · Política de privacidade · Termos de uso.

Educação 360: as salas de aula na arte – Jornal O Globo

 

https://oglobo.globo.com › Sociedade › Educação › Educação 360
1 hora atrás – Educação 360: presidente do CNE defende currículo como fio. … Educação 360: presidente do CNE defende currículo como fio condutor de políticas … A mediação do evento, que ocorreu durante o Educação 360, foi feita pelo repórter … para as promessas políticas sobre educação que indicam somente …

Ao vivo: Educação 360 discute o impacto do aprendizado na… – O Globo

 

10 horas atrás – Evento acontece no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio. … Educação 360: presidente do CNE defende currículo como fio. … Educação 360: presidente do CNE defende currículo como fio condutor de políticas … de desmotivação dos professores e o futuro das políticas educacionais estão entre …

Presidente do CNE defende mudança no ensino médio e debate do …

 

portal.mec.gov.br › Todas as notícias

15 de dez de 2016 – Presidente do CNE defende mudança no ensino médio e debate do tema com sociedade … Eduardo Deschamps foi o entrevistado da semana do programa … do ensino médio não trata só da mudança de currículo.

Não encontrados: condutorpolíticas

“A realidade das escolas e das redes públicas não se modifica por um …

 

30 de jan de 2018 – … inúmeros benefícios cognitivos, sociais, culturais e econômicos”, defende pedagoga … Daniel Cara comenta Base Nacional Comum Curricular (BNCC) … infantil e o ensino fundamental foi aprovada em dezembro pelo CNE. … clima de que a BNCC é uma espécie de fio condutor da política educacional.

Base Nacional Comum Curricular: Entenda 10 competências da BNCC

 

A Base Nacional Comum Curricular é o documento que determina os direitos de … A Base possui 10 Competências Gerais que operam como um “fio condutor”. … dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de …. Política de privacidade | Copyright © Todos os direitos reservados.

Mudanças na Educação | Escolha a Escola – Correio Braziliense

 

Ela acredita que, quando o texto chegar ao CNE, provavelmente serão promovidas … “Ela será o fio condutor, e cada escola e rede, seja pública, seja privada, … entre currículo e Base é essencial, de acordo com Alessio Costa Lima, presidente …. políticas públicas para a educação – políticas de formação de professores, …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s