Técnicos em Contabilidade que têm Bacharel em Ciências Contábeis não fizeram exames de suficiência 1º e 2º de 2018

exame2018

Técnicos em Contabilidade que têm Bacharel em Ciências Contábeis não fizeram exames de suficiência 1º e 2º de 2018. O motivo é um protesto contra o CFC e a empresa CONSULPLAN que organiza o exame de suficiência e aplicam as provas, tanto no primeiro exame como no segundo existem questões mal elaboradas e erros de ortografia.

Técnicos em Contabilidade atuante que possui Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis se recusa a fazer o exame de Suficiência, para mudança de categoria. Nas redes sociais e fóruns de debate eles alegam é que o CFC – Conselho Federal de Contabilidade deveria já ter se manifestado sobre o assunto. Um levantamento feito constatou que estes profissionais com categoria de técnico já estão estabilizados no mercado, e cursaram o Bacharel para aprimorar os conhecimentos. E já que muitos na época tiveram que prestar o exame para poder atuar como técnicos ambos se acham uma injustiça a submeter novo exame.

Nesse ponto eles e demais especialistas consultado têm o mesmo entendimento, explicam que uma vez a categoria de técnico extinta, cabe agora os CRCs e CFC aceitarem aos atuantes no mercado, e os que têm Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis apenas fazer a mudança de categoria.

 Para os Técnicos em Contabilidade com registro ativo e atuante na área contábil ao se formar em Bacharel em Ciências Contábeis isenta-se de fazer o exame, apenas solicitar a inscrição mudando de técnico para contador.

Tendo em vista que o curso de técnico e exame foi extinto, e os técnicos inscritos no CRC são chamados de Contador,  nessa questão levantamos um debate num fórum na internet com os técnicos atuante, que tem o DIPLOMA de BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, e se recusa a fazer o Exame de Suficiência, pois no entender de ambos o CFC já era para ter manifestado por meio de resolução, permitindo estes técnicos a mudar de categoria de Técnico para Contador. Essa mudança só pode ocorrer com aqueles que se formaram em Ciências Contábeis e possui Diploma reconhecido pelo MEC, e que seja inscrito no CRC ativo como técnico.

Consultando os demais órgãos de classe, não existem mais duas categorias, como existe nos CRCs / CFC Técnico e Contador, ademais para outros profissionais não existe nem exame, é o caso de: ADMINISTRADOR, ENGENHEIROS, MÉDICOS, ARQUITETOS, ECONOMISTAS, QUÍMICOS, Entre outras profissões.

O MERCADO E OS CLIENTES

Os clientes e mercado não qualificam entre “Técnico e Contador”, ou seja, todos são chamados de CONTADOR, pois a sociedade e mídia em geral sabe que não existe mais TÉCNICO nessa linha de raciocínio porque o CFC não se manifesta?  já que os técnicos atuantes no mercado são atualizados e os atuantes são chamados de CONTADOR, além disso domina a linguagem contábil. Porque o CFC não permite a inscrição destes profissionais que possui Diploma de Bacharel à mudar de categoria para Contador?

Fica aqui a sugestão de milhares de técnicos que têm seu DIPLOMA DE BACHAREL em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, mas que recusa a fazer o exame.

A CONSULPLAN divulgou, no dia 24 de setembro, o Gabarito Preliminar do 2º Exame de Suficiência de 2018.

As provas foram aplicadas no dia 23 de setembro para a categoria de contador.

A relação dos aprovados será publicada no Diário Oficial da União (DOU) em até 60 dias, contados a partir da data de aplicação da prova.

Abaixo os links para download das provas:

  1. Tipo 01 – Branca
  2. Tipo 02 – Verde
  3. Tipo 03 – Amarela
  4. Tipo 04 – Azul

Clique aqui para acessar o Gabarito Preliminar.

LEIA TAMBÉM

Exame de suficiência pode ser extinto para Bacharel em Ciências Contábeis

Mais notícias

https://cfc.org.br/exame-de-suficiencia-anteriores/2o-exame-de-suficiencia-de-2018/

http://www.crcrs.org.br/exame-de-suficiencia/

Exame de suficiência pode ser extinto para Bacharel em Ciências …

Exame de suficiência pode ser extinto para Bacharel em Ciências Contábeis para àqueles que são Técnicos em Contabilidade atuante, ou seja, que possui …

MPF quer fim de exigência em exame de suficiência para contadores …


15 de jan de 2018 – O MPF pede em liminar o fim da exigência do exame de suficiência, permitindo … já formados com diploma de Bacharel em Ciências Contábeis. … Exame de suficiência pode ser extinto para Bacharel em Ciências Contábeis.

fim do exame para o técnico contábil?! – Suficiência Contábil


8 de out de 2014 – Ainda mais pelo fato de que o STJ pode manifestar entendimento … E para quem é Bacharel em Ciências Contábeis? ….. Acho que deve ser extinto o exame de suficiência para tanto para técnicos quanto para bacharéis.

O Exame de Suficiência 2014.2 pode ser o … – Suficiência Contábil


27 de jun de 2014 – O Exame de Suficiência 2014.2 pode ser o último para o Técnico Contábil … após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, …. sem os profissionais técnicos que serão extintos, os contadores vão …

CFC dispensa Exame de Suficiência para restabelecer registro e aos …


17 de fev de 2014 – O Exame de Suficiência não será mais exigido dos contadores e dos … que concluíram o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou o de Técnico … acima apresentados; dúvidas devem ser sanadas diretamente com o …

Fim do Técnico em Contabilidade? – Portal Contábeis


22 de jun de 2010 – 30 postagens

Assim, há prazo para tirar o diploma de bacharel (grifos meu)”. … A partir de 02/06/2015, somente Bacharéis em Ciências Contábeis que …. a partir de Agosto será necessário a realização do Exame de Suficiência para o registro no CRC. … O que pode ser feito é, após a conclusão de curso e respectiva …

O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE: UMA AVALIAÇÃO …


de C de Souza Miranda – ‎2017 – ‎Citado por 1 – ‎Artigos relacionados

11 de jul de 2017 – Com o crescimento do ensino superior no Brasil, observa-se que o seu processo de avaliação … Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1998) e … Tem experiência docência nas áreas de Administração (Bacharelado, Cursos … DAMBROS, F.O. O extinto exame de suficiência.

[DOC]

o impacto da possível extinção do profissional técnico em …


dvl.ccn.ufsc.br/ececon/anais/15ECECON/20170616105731.docx
O profissional contábil, até junho de 2015, poderia ser enquadrado como técnico … extinção dos cursos técnicos de contabilidade pode causar nas instituições, … de Bacharelado em Ciências Contábeis e aprovação no Exame de Suficiência …

Jornal do Comércio – O futuro do técnico em contabilidade em xeque


É o que garante a professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais … “Não está sendo extinta a categoria dos técnicos em contabilidade. …. quanto no técnico, a Lei 12.249/10 também definiu a volta do Exame de Suficiência. … prova teórica, na qual muito pouco de conhecimento prático pode ser explorado.

Valdivino Sousa on Twitter: “Exame de suficiência pode ser extinto …


13 de ago de 2018 – Professor, Matemático, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. …. Exame de suficiência pode ser extinto para Bacharel em Ciências …

 

Anúncios

Uma consideração sobre “Técnicos em Contabilidade que têm Bacharel em Ciências Contábeis não fizeram exames de suficiência 1º e 2º de 2018”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Direito à informação e a liberdade de expressão

%d blogueiros gostam disto: