Contador – profissão ameaçada ser extinta até em 2025

Contador – profissão ameaçada ser extinta até em 2025, em nove anos, há previsão da possível extinção de várias profissões. E umas das profissões a ser substituídas por tecnologia inteligente é a figura do Contador.

Os avanços da tecnologia empurram o mercado de trabalho para mudanças cada vez mais drásticas e transformadoras. De acordo com uma análise feita pela consultoria Ernst & Young, com base em diversos estudos, reportagem da VEJA, e GLOBO até 2025 umas das profissões a ser substituídas por tecnologia inteligente é a figura do Contador. Em nove anos, há previsão da possível extinção de várias profissões. 

O contador do futuro

Pesquisa revelou que a profissão tem grande chance de ser substituída por máquinas, o diretor do Conselho Federal de Contabilidade concorda, pois a tecnologia será capaz de fazer análises e julgamentos de valor, que são atributos do profissional da área de contabilidade.

O mecanismo de buscas Will robots take my jobs? (Os robôs tomarão meu emprego?, em tradução livre), baseado em pesquisa de professores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, classifica 702 carreiras, em nível mundial, de acordo com a chance de serem automatizadas — processos em que humanos são trocados por tecnologia. Entre as profissões com alto risco de substituição, segundo o estudo, está a de contador e auditor, que obteve índice acima de 90% de chance de automação. Apesar disso, o levantamento projeta um crescimento de 11% na área até 2024.

Na visão dele, especialistas atualmente, o contador já menos procurados  uma vez que tudo ficou visível e disponível na internet, atualmente existem os portais oferecendo contabilidade digital e o empresário assina um destes sites e pronto. Sua empresa não precisa pagar um contador mensal como antigamente. Em pais desenvolvidos já existem sistemas do governo que o próprio empresário faz tudo sozinho, sem precisar da figura do contador.

O fato da burocracia e a carga tributária serem altas e complexas no Brasil faz com que contadores sejam mais requisitados por aqui, em comparação com o cenário de outros países? ERRADO!  O governo do Brasil está com um projeto de um sistema único em que tudo é feito por ele, essa burocracia irá desaparecer. A profissão acaba a importância de ser. A chamada desburocratização e tudo passa a ficar mais fácil. Apesar de essa parte tributária nunca foi a principal função do contador e sim de um advogado tributarista.

Os profissionais que estão se formando agora devem se preparar para o mercado de trabalho do contador do futuro? Qual mercado? Se não irá existir? O que preocupa os cursos superiores de ciências contábeis, pois logo em breve irá ser como o Diploma de Jornalista, não será mais exigido para atuar, aliás, já existe isso na prática, não precisa ser contador para fazer contabilidade, e demais serviços contábeis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s