Estimular a criança a participar de jogos desenvolve o raciocínio lógico

Estimular a criança a participar de jogos desenvolve o raciocínio lógico, o Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa, ele mostram dez dicas como estimular a criança desenvolver o raciocínio lógico, dentre as quais participarem de jogos, ler histórias infantis com conceitos e noções de matemática.  Os pais podem ajudar os filhos a desenvolver habilidades matemáticas veja as dez dicas:

  1. Não faça seu filho ter medo da matemática

Por ser um estigma social, é normal que ao entrar na escola, as crianças escutem “você precisa estudar mais porque é matemática!” ou “preste atenção, porque matemática é mais difícil que as outras!”. Isso é um mito e as crianças podem ser influenciadas negativamente dentro da própria família. Se os pais tiverem medo, é preciso dar outro significado. Eles aprenderam em outro momento, de forma tradicional, com decoreba, e hoje a educação tem outra perspectiva de respeito à infância, se pensa na educação como processo de construção do conhecimento.

  1. Ajude seu filho a aprender brincando

Muitas vezes os pequenos sequer percebem que estão aprendendo em uma brincadeira. É interessante a construção de brinquedos junto com a criança, como boliche de garrafa pet ou dominó. Essas brincadeiras vão além do entretenimento: ao elaborar o jogo com a criança, você ajuda a desenvolver o raciocínio lógico matemático. O processo de construção a auxilia a entender as formas geométricas e como as coisas são feitas.

  1. Resgate brincadeiras tradicionais

Jogos como amarelinha, pega-pega e jogar bola também provocam o desenvolvimento matemático. A matemática envolve muito mais que números, envolve os conceitos de espaço, forma, tempo e medida, por exemplo.

“Elas fazem a criança entender o espaço e a ter consciência corporal, o que ajuda no raciocínio lógico matemático”, explica o Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa.

  1. Utilize histórias infantis com conceitos da matemática

“Alguns livros trazem questões envolvendo quantidade, medidas e espaço e é importante para a criança lidar com essas noções”, diz Valdivino Sousa. Ele também aponta que os pais ficam receosos com o processo de contar histórias, mas que uma das dicas é dramatizar e se apropriar de cenários. “Isso é muito importante e vai despertar o interesse da criança, ela vai fazer junto, contar e se envolver com isso”

5. Proponha a resolução de problemas não convencionais

Ao colocar a criança diante de um problema incomum, você a provoca a sair de sua zona de conforto e buscar respostas em outros lugares. “Nem sempre a resposta para um problema é um número. É legal conversar com a criança para que ela possa elaborar respostas e você deve sempre valorizar a resposta, para que ela não sinta que só existe uma resposta correta. Cada criança pensa de um jeito.”

  1. Brinque com dobraduras

Um dos lados que mais ajuda o desenvolvimento da criança na matemática é o raciocínio geométrico. Você pode estimular essa área ao fazer dobraduras com seu filho. Os origamis são uma maneira de seu filho visualizar as formas geométricas e aprender brincando! “É bem gostoso de se fazer com as crianças. Use diferentes papéis, tamanhos e texturas”, Explica Valdivino Sousa.

  1. Permita o uso de tecnologias

“De modo equilibrado, moderado, os aparatos tecnológicos contribuem para o raciocínio lógico”, ressalta o professor Valdivino Sousa. É necessário lembrar que os pais precisam controlar o uso e o conteúdo do que os pequenos usam, mas vários jogos podem incentivá-los a pensar além do dia a dia.

  1. Deixe seu filho ajudar nas tarefas de casa

Atividades como arrumar a mesa e reorganizar os próprios brinquedos estimulam o seu filho a resolver pequenos problemas e entender alguns conceitos como construção hierárquica – classificar os objetos e ações conforme a importância – e o conceito de número, trabalhando com quantidades.”Se tem 4 pessoas, quantos copos precisam ser colocados? Para o adulto é tão automático, mas para a criança é um raciocínio tremendo”, lembra o professor.

  1. Permita que a criança resolva da sua própria maneira

Cada criança tem a sua forma de solucionar problemas e os pais podem ajudar com isso, deixando o filho entender por si só. O professor Valdivino Sousa explica que “é normal que as crianças, ao encontrar um problema sem resposta óbvia, digam que não sabem a resposta. Nesse caso, os pais devem pensar, junto com a escola, uma estratégia para discutir o pensamento da criança. A escola construirá um conhecimento sistematizado apoiado pela família”.

  1. Aposte em jogos educativos

Alguns jogos como quebra-cabeças e tangram contribuem para o desenvolvimento do raciocínio geométrico do seu filho. O tangram é um quebra-cabeça chinês composto pelas formas geométricas mais básicas e desafia as crianças a montarem formas e figuras incomuns. Os dois podem ser construídos com a criança. “Com o tangram, o seu filho entende formas, pontas e reconhece movimentos de rotação. Quando você vira um retângulo a criança fica em dúvida e é desafiada. Continua sendo um retângulo e na brincadeira, você consegue trabalhar com ela”, diz Valdivino Sousa.

 

 Valdivino Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Acesse o site: http://www.matematicosousa.com.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728

LEIA MAIS

24 min atrás – Estimular a criança a participar de jogos desenvolve o raciocínio lógico, o Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa, ele mostram dez dicas …

Como estimular o raciocínio lógico infantil? – NeuroSaber

 

O raciocínio lógico infantil é uma dessas tarefas que nós, adultos, … meio, naquela missão de participar da brincadeira, já a coloca dentro da lógica da atividade. … O jogo tem por objetivo estimular que as crianças consigam colocar as …

4 maneiras de estimular o raciocínio lógico infantil e a matemática …

 

25 de set de 2018 – 4 maneiras de estimular o raciocínio lógico infantil e a matemática … e jogos da memória, que desenvolvem o raciocínio lógico infantil.

Passatempos que desenvolvem atenção, foco e raciocínio lógico …

 

https://oglobo.globo.com › Sociedade › Educação › Guia Enem
24 de jul de 2017 – Especialistas apontam atividades para estimular o cérebro e ajudar a aumentar o … Passatempos que desenvolvem atenção, foco e raciocínio lógico … Segundo ela, para saber se um jogo é de fato um material pedagógico, …

[PDF]

Jogos e Atividades de Raciocínio Lógico – Desenvolvendo a …

 

Os jogos e as atividades de raciocínio lógico poderão estimular os discentes na … criança vai aprendendo a ser um adulto consciente, capaz de participar e.

A importância dos jogos no desenvolvimento infantil

 

desenvolvimento-infantil.blog.br/a-importancia-dos-jogos-no-desenvolvimento-infantil/
… para que a criança pequena possa participar de jogos que estimulem várias habilidades, como concentração e raciocínio lógico, mantendo-se no seu lugar, em um … Os jogos com regras exigem raciocínio e estratégia, além de impor limites … Junta-se a tudo isso a possibilidade de construir esses jogos, estimulando o …

Como o jogo da memória pode ajudar no desenvolvimento da criança …

 

Raciocínio lógico e memorização. Boa opção para crianças de todas as idades, o jogo pode começar a ser incentivado a partir de 1 ano – quando já são …

Entenda a importância de estimular as crianças a buscarem soluções …

 

novosalunos.com.br/entenda-a-importancia-de-estimular-as-criancas-a-buscarem-solu…
12 de mai de 2017 – Entenda a importância de estimular as crianças a buscarem soluções criativas … Sabemos que todos os pais querem ver seus filhos crescendo saudáveis, desenvolvendo sua inteligência emocional e … Desenvolver o raciocínio lógico … por exemplo, ou fazendo jogos como Sudoku ou palavras-cruzadas …

Veja dez dicas para fazer seu filho gostar de matemática – Terra

 

9 de dez de 2014 – Estimular a criança a participar de jogos que desenvolvem o raciocínio lógico e ler histórias infantis com conceitos e noções de matemática …

Jogos e Brincadeiras na Construção das Aprendizagens de Crianças …

 

Como os jogos e brincadeiras são trabalhados na Educação Infantil? … Através deles, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, …. deve incentivar e inovar nas brincadeiras e jogos, desenvolvendo atividades onde cada …. a se esforçarem para ganhar ou ser melhor e não ficar sem participar.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Direito à informação e a liberdade de expressão

%d blogueiros gostam disto: