Matemático dá dicas para seu filho lidar melhor com a matemática

Matemático dá dicas para seu filho lidar melhor com a matemática

Matemático dá dicas para o seu filho lidar melhor com a matemática, o Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa explica como os pais devem ajudar os filhos a terem uma relação mais saudável com a disciplina.

Questão de treino. Nunca diga a ele que você também é ruim com números. Isso transmite uma mensagem de que “ser ou não ser bom” na matéria é uma condição inata e não há nada a fazer, o que não é verdade.

Com calma. Desconstrua a ideia de que para ser bom na disciplina é preciso resolvê-la rapidamente e sem esforço. Incentive o seu filho a amar os desafios, dando a ele a tranquilidade e o tempo necessário para se aprofundar.

Dê outro significado ao erro. Não brigue porque ele não acertou o cálculo. Errar faz parte do aprendizado e mostra que a criança está tentando algo novo. E, como diz o ditado, “é errando que se aprende”.

 

Valdivino Sousa é Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática.
Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade.

Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Blogueiro Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem.

Site oficial de Valdivino Sousa
Twitter oficial de Valdivino Sousa
Facebook de Valdivino Sousa
Instagram de Valdivino Sousa

 

Você já curtiu Crescer no Facebook?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s