Candidatos reclamam do Exame de Suficiência 2019-1

Resultado de imagem para contábil contador

Candidatos reclamam do Exame de Suficiência 2019-1, o primeiro exame de suficiência foi aplicado no dia 07 de Julho de 2019, e para surpresas aos Bacharéis em Ciências Contábeis, a prova trouxe alguns pontos controversos entre os quais observado foi o nível da prova, ou seja, num nível de concurso público, e para dificultar algumas questões constavam erros, por exemplo, seriam quatro alternativas e as quatros corretas quando pediam para assinalar à errada, e quando pediam para assinalar à errada, as quatros estavam erradas. Uma prova confusa e longe de ser uma prova voltada para a área contábil.

O site Reclame Aqui recebeu várias reclamações, dentre os quais um candidato reclama do nível da prova. “Venho aqui para reclamar referente a prova do exame de suficiência da prova do CRC, a consulplan está cobrando num nível de concurso público altíssimo, é apenas um exame de suficiência para testar a capacidade dos futuros profissionais, já não basta passarmos 4 anos na faculdade tendo várias dificuldades ao longo do período, ainda vem essa prova num nível altíssimo, de difícil interpretação, que até os próprios professores de concursos acharam a prova mais difícil de todos os tempos.
A banca consulplan tem que rever esse assunto e pegar um pouco mais leve com os conteúdos, muitos que estudaram assim como eu, foi prejudicado nesse primeiro exame de 2019 por conta desse nível e difícil interpretação”.

Disponível em Reclamação em: https://www.reclameaqui.com.br/Consulplan/exame-de-suficiencia-2019-1_SSfYXSQNhEP5p02x/

Os candidatos reclamam que o edital não foi cumprido, um dos problemas é que a empresa que  administra o Exame a Consuplan interrompeu o prazo recursal estabelecida no Edital, onde diz que o examinando tinha o prazo de 2 dias para interpor recurso.

Reclamação registrada no Reclame Aqui disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/consulplan/

A prova não avalia a prática

Na visão de especialistas a prova não mede o conhecimento dos Bacharéis em Ciências Contábeis, tendo em vista que no dia a dia a prática é diferente do que é cobrada na prova. Estamos na era da tecnologia big data, inteligência artificial e não mais manual.  O CFC deveria refletir na forma que está aplicando o Exame de Suficiência, Lançamentos Contábeis, Cálculos de Contabilidade de Custos já existem sistemas excelentes no mercado que já faz automaticamente, por isso que escritórios de contabilidade estão contratando Bacharéis em Ciências Contábeis independente de ser aprovado no Exame de Suficiência. Ou seja, quem está selecionando os candidatos é o mercado, e não uma prova sem nexo e sem base na prática. Assim quem perde é o Conselho de classe que não recebe anuidade deste profissional, sem carteira profissional ele atua na área da mesma forma.

Técnicos em Contabilidade que têm Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis recusa a fazer o exame de suficiência

Mais uma vez os Técnicos em Contabilidade que têm Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis recusaram a fazer o exames de suficiência 2019-1. O motivo é que estes profissionais já estão estabilizados no mercado, tanto em empresas privadas como funcionários, ou com seus escritórios, e na época eles prestaram o exame para a categoria de Técnico. Isto posto, o CFC pode revogar o Parágrafo primeiro da  resolução CFC n.° 1.554/2018. E permitir os Técnicos fazer a alteração da categoria profissional de Técnico em Contabilidade para Contador. Veja a redação do parágrafo que impede os Técnicos a mudar de categoria: § 1º Para alteração de categoria, faz-se necessária a aprovação no Exame de Suficiência, quando a alteração for de Técnico em Contabilidade para Contador, dos bacharéis que concluíram o curso após 14/6/2010”.

Especialistas consultados têm o mesmo entendimento, explicam que uma vez a categoria de técnico foi extinta, cabe agora o CFC aceitarem aos atuantes no mercado que têm Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis apenas fazer a mudança de categoria para Contador.

O curso de técnico foi extinto em 2015, bem como e exame,  e os técnicos inscritos no CRC são chamados de Contador, nessa questão levantaram-se  um debate na mídia, internet e fóruns,  com os técnicos atuante, que tem o DIPLOMA de BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, é obrigado a fazer uma prova que não mede o conhecimento prático?  Nessa linha e pensamento os 193 mil inscritos se recusam a fazer o Exame de Suficiência, pois no entender de ambos o CFC já era para ter manifestado sobre o assunto.

O MERCADO E OS CLIENTES

Os clientes e mercado não qualificam entre “Técnico e Contador”, ou seja, todos são chamados de CONTADOR, pois a sociedade e mídia em geral sabe que não existe mais TÉCNICO nessa linha de raciocínio porque o CFC não se manifesta? já que os técnicos atuantes no mercado são atualizados e os atuantes são chamados de CONTADOR, além disso domina a linguagem contábil. Porque o CFC não permite a inscrição destes profissionais que possui Diploma de Bacharel a mudar de categoria para Contador?

Fica a aqui sugestão para o CFC – Conselho Federal de Contabilidade.

 

Leia Também:

Petição Pública: Mudança de Técnico de Contabilidade para Contador 2019

Bacharel em Ciências Contábeis que atua como técnico recusa fazer o exame de suficiência

Técnicos em Contabilidade que têm Bacharel em Ciências Contábeis não fizeram exames de suficiência 1º e 2º de 2018

CFC emite comunicado sobre o Exame de Suficiência 2019

Exame de suficiência pode ser extinto para Bacharel em Ciências Contábeis

Desembargadores Federais obriga CRC conceder registro profissional a uma Bacharel em Ciências Contábeis em Santa Catarina

 

Uma consideração sobre “Candidatos reclamam do Exame de Suficiência 2019-1”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s