Entrevista: Obra e vida do Matemático Valdivino Sousa

entrevista

Entrevista concedida ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. O Matemático Valdivino Sousa fala do método X Y Z que criou para ajudar os alunos aprender Matemática, na entrevista ele conta a importância do método e sua vida, onde nasceu e trajetória Acadêmica. A seguir confira a entrevista.

 IFRN – Qual sua cidade de nascença? Onde cresceu onde reside atualmente?

Valdivino Sousa –: Nasci na Cidade de Cordeiros no sudoeste da Bahia. Mas ainda muito novo mudei-me para São Paulo, Capital que é onde resido atualmente.

IFRN  Estudou o ensino básico em Escola Pública? E o ensino superior?

Valdivino Sousa – Estudei até o ensino fundamental em escola pública, o ensino médio em colégio particular. O ensino superior foi instituição privada, ao todo possuo quatro cursos de graduação: Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis e Matemática.

IFRN – Como ingressou na carreira acadêmica, especificamente na área da Matemática?

Valdivino Sousa – Estagiei no curso de Pedagogia, foi quando eu tive o primeiro contato em sala de aula, depois ao Cursar Matemática também realizei estágio no ensino fundamental e médio em um colégio estadual. Após cursar duas pós-graduações entre elas: Pós-graduação em Psicoepdagogia clínica e institucional e Pós-graduação em Educação Matemática Comparada, comecei a dar cursos de qualificação na área empresarial, com treinamentos em cursos in-company.

IFRN – Trabalha na rede pública ou privada de ensino? Exerce que cargo?

Valdivino Sousa – Já trabalhei na rede pública, atualmente estou atuando na rede privada, exerço o cargo de professor conteudista, desenvolvo material didático para instituições de ensino superior, que atua no ensino de modalidade à distância. Um professor conteudista é autor da apostila (livro-texto), de determinada disciplina, com base no conhecimento usa metodologia ativa com uma linguagem simples e fácil de entender. Atuo nos cursos de Ciências Contábeis, Pedagogia e Matemática. Além disso, sou Diretor Pedagógico do Instituto Universe Ltda.

IFRN  Como surgiu a ideia de criar o método X Y Z que facilita na aprendizagem de equações e expressões algébricas com objetos ilustrativos? Como funciona? Qual sua maior dificuldade na construção do método?

Valdivino Sousa – A ideia do método surgiu, quando percebi que os alunos do ensino básico ao deparar com expressões algébricas sentem dificuldades de resolver uma determinada equação de primeiro grau. Pensando nisso, busquei uma saída para facilitar o entendimento dos alunos. Foi então, que criei o método XYZ.

Funciona da seguinte forma: Na prática identifiquei que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z as letras podem ser substituídas por objetos ilustrativos, já que uma equação do tipo 2x + 4 -2 = 8. O aluno tem dificuldade de entender ao deparar com as formalidades algébricas.

2x pode representar várias coisas, como duas laranjas, duas maçãs, por exemplo, numa equação 2x podemos usar 2 laranjas +4 maçãs – 2 mangas.

Observei que nessa metodologia de ensino existe uma concentração diferente, mostrando ao aluno o passo a passo até o resultado.

A dificuldade na construção de qualquer método de ensino é buscar ele aproximar da realidade em que os alunos vivem no caso do método XYZ não tive dificuldade, pois trabalhei com alunos com modelagem matemática, onde trazemos a teoria para a prática.

IFRN –  O que o senhor aconselha aos universitários que

Valdivino Sousa – Busque uma metodologia que facilita o aprendizado  dos alunos, se um jeito de ensinar não está dando resultado mude-se, utilize métodos de ensino relacionado a prática, por exemplo, numa aula de  matemática, nas quatro operações , somar e subtrair que tal levar aos alunos numa feira para vivenciar na  prática.

Para conhecer o método X Y e Z acesse: https://www.matematicosousa.com.br/2018/06/metodo-xyz-um-jeito-diferente-de.html

 

Valdivino Sousa é  Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática.

Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade.

Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Blogueiro Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br  E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com  Cel / Whatsap: 11 – 9.9608-3728

 

3 comentários em “Entrevista: Obra e vida do Matemático Valdivino Sousa”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s