Após vaquinha, mineiros de escola estadual conquistam prêmio de matemática na Ásia

Olimpíada terminou nesta quinta-feira (8)

Os alunos de uma escola pública de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, que fizeram uma vaquinha para conseguirem representar o Brasil na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, em Taiwan, conquistaram a medalha de bronze na competição, que terminou nesta quinta-feira (8), na Ásia.

Thais Pereira, Eric Soares, Gabriel Lopes, João Lemos, João Mota e Vitor Martins, estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, viajaram acompanhados do professor de matemática Adaigisio Soares, de 46 anos, incentivador dos jovens.

A vaquinha, que mobilizou as redes sociais, alcançou o valor esperado de R$ 78 mil e eles conseguiram participar, pela primeira vez, da olimpíada.

A Olimpíada

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado em 1989, e organizado pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, na Alsácia, na França. No Brasil, a OIMSF é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).

Para concorrerem na competição internacional, estudantes de escolas públicas e privadas brasileiras, matriculados regularmente nos ensinos fundamental (I e II) e médio (regular, suplência ou técnico), fizeram prova mundial e on-line no dia 5 de abril.

Foi o resultado dessa prova que motivou a Rede POC a convidar os meninos de Minas Novas para integrarem a delegação brasileira. Ao todo, os estudantes da cidade mineira conquistaram quatro medalhas: ouro estadual e ouro nacional, com o 9º ano; e ouro estadual e prata nacional com o 3º ano.

 

Fonte: Hoje em Dia

 

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Blogueiro Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728 Veja Biografia

 

Leia também:

Após doações, alunos do Jequitinhonha embarcam para olimpíada de matemática em Taiwan
Alunos de escola estadual, feras da matemática criam vaquinha on-line para competir na Ásia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s