Exame de Suficiência 1ª edição 2019 reprova 65,07% dos candidatos

Da redação em 16/08/2019

Resultado de imagem para prova candidatos

Exame de Suficiência 1ª edição 2019 reprova 65,07% dos candidatos, desde o ano passado a prova é criticada e questionada por sua forma de aplicação com questões de concurso público. Qualquer pessoa podem analisar as provas aplicadas e ver que o conteúdo cobrado é mero teórico, ou seja, o índice de reprovação não significa que estes bacharéis não sabe atuar na prática, pelo contrário 95% por cento trabalha na área, em escritórios de contabilidade e empresas privadas.  Segundo especialistas o CFC agindo dessa forma, ajuda  outras profissões atuarem na área contábil como já é sabido Administrador, Economista, Bacharel em Direito, Tecnólogo em  Logística, Ciências Atuariais, dentre outras, atuam na área contábil e eles alegam que têm o registro em seu conselho de classe.

E, no caso do Bacharel em Ciências Contábeis que estudou 4 anos, será contratado como assistente contábil, e vão serem explorados por empresários da área contábil  e cursinhos, mais cursinhos oferecendo promessas para passar no exame de suficiência, que é algo teórico que foge do dia a dia. Então, vejamos que situação estes Bacharéis se encontram, trabalha na área e sabe fazer todo tramite, mas ganha como auxiliar, ou assistente por apenas não ter a carteirinha do CRC. Em um raciocínio mais profundo podemos chegar na conclusão que muitos  candidatos desistem da área por encontrar estes empecilhos.

A prova não avalia a prática dos Bacharéis em Ciências Contábeis, sendo assim, os Técnicos que têm Diploma de Ciências Contábeis atuantes recusam a fazer a prova, pois o CFC pode revogar o Parágrafo primeiro da resolução CFC n.° 1.554/2018, e permitir os Técnicos fazer a alteração da categoria profissional de Técnico em Contabilidade para Contador. Veja a redação do parágrafo que impede os Técnicos a mudar de categoria: § 1º Para alteração de categoria, faz-se necessária à aprovação no Exame de Suficiência, quando a alteração for de Técnico em Contabilidade para Contador, dos bacharéis que concluíram o curso após 14/6/2010”.  Outro argumento que tem base é que os Técnicos já prestaram a prova na época, e não faz sentido prestar outra prova, além de possuir o Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis, são atuantes na área com escritórios próprios, ou atuam em empresas como funcionários.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou, nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial da União, o resultado definitivo da prova para Bacharel em Ciências Contábeis, aplicada no dia 7 de julho. Nesta primeira edição de 2019 do Exame de Suficiência, 41.926 pessoas se inscreveram, sendo que 36.150 compareceram para fazer a prova e, desse total, apenas 12.626 obtiveram aprovação, o que representa um percentual geral de aprovação de 34,93%.

O Exame de Suficiência é aplicado com o objetivo de comprovar conhecimentos médios, de acordo com os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e descritos no edital que regula cada edição do certame. Nesta primeira edição do ano, o edital foi publicado no DOU no dia 18 de abril.

A aprovação no Exame é condição necessária para a obtenção de registro de contador em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Consulte AQUI o resultado publicado no DOU de hoje (16).

Os candidatos que desejem obter informações sobre a aprovação – consulta individual – devem acessar o site da Consulplan.

A segunda edição do Exame de 2019 está prevista para acontecer no final do mês de outubro.

 Emissão de certificado de aprovação

Os aprovados na 1ª edição de 2019 do Exame de Suficiência  já podem obter, gratuitamente, o certificado de aprovação, que está disponível para emissão no Sistema de Certificados dos site do CFC.

Para acessar o sistema, clique em: https://sistemas.cfc.org.br/certificado

Dados por Unidade da Federação

No quadro a seguir, são listados os números e as estatísticas do 1º Exame de Suficiência de 2019, relativos aos estados e ao Distrito Federal. Confira:

resultado-exame

Fonte: Do quarto parágrafo em diante site CFC

 

Leia Também

Exame de Suficiência não avalia a prática do Contador e os Técnicos com Bacharel em Ciências Contábeis se recusam a fazer a prova

Resolução que exige Técnico em Contabilidade com Bacharel em Ciências Contábeis a submeter exame de Suficiência para mudança de categoria para Contador é inconstitucional

Bacharel em Ciências Contábeis que atua como técnico recusa fazer o exame de suficiência

MPF quer fim de exigência em exame de suficiência para contadores

Candidatos reclamam do Exame de Suficiência 2019-1

Técnicos em Contabilidade que têm Bacharel em Ciências Contábeis não fizeram exames de suficiência 1º e 2º de 2018

Exame de suficiência pode ser extinto para Bacharel em Ciências Contábeis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s