Quatro truques simples de matemática para facilitar a sua vida

Comece pelas mais fáceis: confira nossas dicas para resolver as questões de matemática do Enem (Foto: Pixabay)

Quatro truques simples de matemática para facilitar a sua vida

Recentemente, uma charada matemática bombou no Twitter. A pergunta era simples: o que acontece na sua cabeça quando você calcula 27 + 48? Mais importante do que o resultado da conta, o meme serviu para deixar os usuários intrigados com o fato de que cada pessoa tem um jeito próprio de fazer essa conta de cabeça.

Fato é que qualquer um que tenha estudado matemática já se deparou com truques e macetes. Eles acrescentam uma camada de diversão a uma disciplina considerada muitas vezes complicada, além de dar um gostinho de vitória ao resolver cálculos que parecem impossíveis. Veja alguns deles:

Como descobrir se um número é múltiplo de três
A tabuada do três pode até ser simples de memorizar, mas quando os números vão crescendo, a coisa complica. Como saber se, por exemplo, 5912436 é parte desse grupo? Simples. Basta somar os algarismos. Se o resultado for um número que pode ser dividido por três, o número gigante também é. Vejas: 5 + 9 + 1 + 2 + 4 + 3 + 6 = 30. Portanto, é múltiplo de três.

Calcule porcentagens quebradas
Calcular 10% de 100 é moleza, difícil mesmo é calcular porcentagens “quebradas”, como 4%  de 75. O usuário do Twitter Ben Stephens, redator publicitário do Reino Unido, revelou um truque bem simples: basta inverter a conta. Quanto é 75% de 4? A resposta fica mais fácil: 3. E 18% de 50? Não tem nem graça! Mas atenção: para alguns poucos números o truque falha. Então, na hora da prova, não custa nada fazer a conta direitinho.

Leia também:
+ Conheça Luna Lomonaco, vencedora do prêmio da Sociedade Brasileira de Matemática
+ Para Mulheres na Ciência 2019: conheça as vencedoras do prêmio

Para impressionar
Embora não seja exatamente útil, esse é um bom truque para impressionar as pessoas. Escreva numa folha de papel 123456789 e peça para um amigo dizer qual desses é o número favorito dele. Digamos que ele escolha sete. Dê um lápis e faça com que ele multiplique por 63: 123456789 x 63 = 777777777. O segredo é sempre multiplicar o número escolhido por nove. No caso, 7 x 9 = 63. Se o seu amigo preferir o cinco, peça que ele faça 123456789 x 45 (que é 9 x 5). Adivinhe qual será o resultado?

Multiplique sem usar as mãos
Como calcular multiplicações grandes sem usar papel e caneta, como 32 x 125? O jeito mais simples de chegar ao resultado é dividir o primeiro número por dois e multiplicar o segundo também por dois, até que chegar a uma conta mais fácil de fazer. No exemplo: 32 x 125 = 16 x 250 = 8 x 500 = 4 x 1000 = 4000.

Fonte: Revista Galileu

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Blogueiro Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728 Veja Biografia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s