Entenda o desempenho de seu site na Pesquisa Google CTR, Impressões, Posição média

Por Valdivino Sousa em 02/02/2020

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Entenda o desempenho de seu site na Pesquisa Google CTR, Impressões, Posição média. Quem tem um site ou blog quer saber a posição no ranqueamento nos sites de buscas, ou seja, quantos cliques estou tendo no mês, qual minha proporção de frequência em que as pessoas estão visualizando meu site, blog, ou loja virtual?

Pois bem, é  possível usar a taxa de cliques (CTR) para avaliar o desempenho das suas palavras-chave e dos seus posts ou anúncios, produtos etc.

Algumas pessoas me pergunta qual a taxa de CTR meu site precisa alcançar mensal para considerar um bom desempenho. Antes saiba o que é CTR?

A CTR é o número de cliques recebidos pelo seu post ou anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se você tiver 5 cliques e 100 de impressões, sua CTR seria de 5%. O cálculo é assim: 5/100 x 100 = 5

Porque o CTR é Importante?

Por que o Google olha o CTR para dizer se o seu site, ou blog, loja virtual  está sendo relevante para o seu público-alvo ou não, para quem você está querendo atingir.

O Google usa três pilares:  o primeiro pilar é a URL de destino. Então, uma Landing Page de alta conversão. Segundo pilar, segmentação. E terceiro o post, ou anúncio em si.

Então, se o seu CTR está baixo, a segmentação ou seu blog ou loja virtual, estão ruins. Ou seja, você está com uma loja virtual boa, produtos bons, ou tem um site, ou blog bom, mas não está alcançando público.  No marketing digital falamos que você está fazendo um trabalho errado, ou anunciando para o público errado. Por exemplo, se eu estou vendendo uma televisão e alguém pesquisar “como comprar um rádio” e aparecer o meu anúncio, significa que eu não estou sendo relevante. A minha segmentação por palavra-chave não está sendo boa, não está sendo realmente relevante para aquela busca.

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Ao mesmo tempo, um anúncio pode ser muito ruim, mesmo sendo relevante. Então, têm vários anunciantes bons e você coloca lá o seu anúncio, e se ele não for bom, não vai chamar a atenção do usuário e você não vai ter clique.

O Google gosta, obviamente, de um CTR muito alto?

Sim, porque quanto mais maior o CTR significa que você apareceu nas buscas e teve mais cliques. Geralmente, na maioria dos casos, o Google ganha com cliques inclusive quem anuncia no Google Ads.

O Google valoriza as campanhas com um CTR maior. Porque elas estão sendo mais relevantes para o usuário. Os engenheiros do Google programa robôs e algoritmos para levar seu post, ou seu anúncio para os usuários principais. Ou seja, que as pessoas encontrem aquilo que, de fato elas estão procurando. Por isso que muitas vezes você vai colocar uma palavra-chave nada a ver com o post, ou anúncio ou com o produto e quase sempre o Google não deixa nem aparecer. Porque não está sendo relevante.

Se a pessoa procura no Google e não encontra aquilo que de fato ela está procurando, ela vai para um outro buscador. E aí o Google está perdendo os clientes dele e ele não quer fazer isso. E lembre-se 90% das pessoas usam o Google para pesquisa.

Então, vamos lá… por que ele é importante? Porque você vai guiar, vai perceber se os seus anúncios estão sendo relevantes ou não, olhando esse número super importante.

Ponto importante: Qual é a métrica mais importante que você precisa ficar atento ao gerenciar uma conta de Google de tráfego? É a taxa de conversão. O retorno sobre o seu investimento. Isso é mais importante que o CTR, mas eu digo que o segundo mais importante é o CTR. Porque, às vezes, você está tendo conversão, porém o seu CTR não está tão alto. Aí tem que ficar atento para melhorar.

O Google valoriza um bom CTR com melhores posições, com alcance maior, você aparece mais vezes, e se você cada vez subir vira um ciclo vicioso e ótimo, seu site, loja, ou blog ganha autonomia nas buscas, em outras palavras ganha posição e ranqueamento, os robôs tem um respeito e ligação com seus posts e URLs publicados. Se o seu CTR está muito bom, parabéns, realmente, relevantes, ele ajuda no resultado final das suas campanhas como um todo.

Qual a Porcentagem Ideal do CTR ?

O que é um CTR bom ou ruim? Qual a porcentagem? Muito tempo atrás, essa pergunta mais feita no mundo do marketing digital.  Aqui vai a resposta 1% na rede de pesquisa é considerado bom. De 3 a 5 é considerado ótimo, acima de 5% é considerado excelente.

A grande sacada é que o Google funciona como leilão. Então você não pode trabalhar com menos de 1%. Você tem que criar mais posts que chama atenção dos leitores, ou anúncios, ser mais relevante, esse é o seu foco. Abaixo disso você está em uma situação bem crítica.

Mesmo que estiver com 1%, você não deve descansar, ficar achando que não vai cair. O que você tem que fazer é procurar aumentar esse CTR, sempre buscando um numero maior. Porque o Google funciona como leilão quem se comunica não estrumbica, então, por que não publicar?. Se você tem um CTR de 1%, porém seus concorrentes têm um CTR de 3, 4, 5 ou 7%, para o Google, esses caras são mais relevantes que você. Mesmo que o seu CTR seja acima de 1% eles já ganharam posicionamento nas buscas e o site, loja virtual deles vão sempre aparecer  na primeiro ou segunda posição do Google.

Então, o passo que você tem que ter no Google é: Eu preciso vencer a minha concorrência. Se você conseguiu, facilmente, um CTR de 3 ou 4%, não é que você é o cara em Google Ads, significa que para o seu nicho específico, para aquelas palavras, talvez, seja mais fácil alcançar um CTR bom e você tem que buscar ser extraordinário, ultrapassando esse número, 5/6/7%. Quanto mais, melhor.

Ah, mas quantos posts eu tenho que publicar por dia?

Independente do seu negócio, no mínimo de um a dois por dia, se for algo relevante inédito seu blog, ou loja virtual durante um mês alcança a pesquisa 1% que é o mínimo. Agora se você quiser alcançar acima de 3 ou 4% terá que publicar de 4 a 6 posts por dia. Aí eu digo que é até excelente, está mandando ver! E se você conseguir, na internet 0,7% ou até 0,5% você está dominando, nessa hora quando você consultar sua pesquisa no Google Search Console, e ver 5% você respira! ufa! alcancei minha meta, e daqui para frente você só tem a ganhar, se você todo dia publicar 5 ou 6 posts,  o seu CTR só rá subir.  O Google. Então, passa a valorizar sua loja, seu site, ou blog,  pois fica com  alta relevância, e os demais sites de buscas vai valorizar.

Vamos a um exemplo prático todo mês quando termina um mês o Google Search Console lhe dar o posicionamento do mesmo, neste blog https://folhaonline.wordpress.com podemos ver o relatório do mês de Janeiro de 2020.ctr

Como já sabemos acima de 1% de CTR é bom, de 3 a 5 é ótimo e acima de 5% é excelente!. Como fazemos o cálculo pegamos o número de cliques e dividimos pelo quantidade de impressões. Então, temos: 178 / 215  = 0,8%  considerado excelente.

posicao

1,78 /30 = 5.933,33 de visitas por dia.  O total de impressões são a quantidade de vezes que a pessoa viu seu post, ou anúncio, mas não clicou, mas é importante que apareceu nas buscas então, 215/30 = 7.166,66 por dia que as pessoas viram mas não clicou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Valdivino Sousa.

 

 

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